Analisando o solo sem laboratório - Aprendendo com a natureza
A natureza nos
oferece muitas informações que podem nos ajudar a entender as diversas
condições que o solo se apresenta, informações estas que basta unicamente ter
sensibilidade, cautela, poder de comparação e observação de como a natureza se
modifica ao longo do tempo.
As distâncias
dos centros urbanos ou até mesmo a falta do conhecimento técnico impede do
agricultor familiar ter acesso a laboratórios de solo. Esta população do campo
precisa encontrar alternativas para resolver os problemas para muitas das
situações que suas propriedades enfrentam cotidianamente. Muitas experiências
foram criadas através de observações permanentes do comportamento da natureza. Nos
sistemas permaculturais a paisagem natural deve nos inspirar para criarmos
estratégias de sustentabilidade.
Um bom
observador deve prestar atenção aos fatos mais corriqueiros do nosso dia a dia,
este deve ser o primeiro comportamento que devemos ter diante do que se vê, e
do que queremos entender. Os sistemas vivos são complexos, portanto precisamos
perceber o máximo de conexões que podem estar acontecendo em uma única ação da
natureza. Esta deve ser a primeira análise a se aprender fazer. Observar,
observar, observar...
A observação
pode ser realizada a olho nu ou com algum instrumento, por exemplo, uma lupa
pode nos ajudar a ver detalhes que o nosso olho em muitas situações não
conseguiria ver. Misturas de substâncias podem também nos indicar muitas
informações pertinentes ao que queremos fazer.
A natureza tem resposta para tudo, ela já
encontrou saídas para todas as necessidades dos seus elementos vivos que compõe
cada ecossistema, para cada necessidade vários elementos são dotados de
serviços que resolvem facilmente estas demandas. Logo todas as respostas estão
na natureza e não nos laboratórios.
Aprender
encontrar estas respostas é o que se quer. Muitas soluções detectadas para as
necessidades tecnológicas estão sendo encontradas na natureza. A biomimética (imitação
da vida) é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas
biológicas e das suas funções, procurando aprender com a natureza (e não sobre
ela) e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, a busca
por estas ideias estão em ascensão no mundo atual.
Uns dos
primeiros indicativos de causa e efeito de alguns problemas podem ser
entendidos através da observação de vegetais através do seu surgimento e
comportamento, vejamos alguns:
INDICATIVO DE
SOLO ÁCIDO - Normalmente depois das chuvas se formam poças de água. E quando
esta poça permanece durante muito tempo com a água turva, sem sedimentação da
argila, está demonstrando que o solo é ácido. Se a argila sedimenta o solo não
é acido.
Conhecendo
O Ph Do Solo
Criar o
indicador de repolho (IR)
Materiais
necessários:
Repolho
roxo
Liquidificador
Água
destilada
Bacia e
peneira
Pequeno vidro
com tampa
Prato de louça
branco
· Encha a metade
do copo do liquidificador com folhas de repolho, depois cubra com água
destilada, em seguida bata bem e passe o suco de repolho na peneira descartando
o bagaço, guarde este suco no vidro, faça um rótulo e guarde no
refrigerador.
Testando a acidez
e a alcalinidade do solo
· Pegue uma amostra
de solo que se quer conhecer o ph;
· Coloque em uma
vasilha e coloque o dobro do volume de água destilada e deixe descansar por 2
horas;
· Recolha parte
da água;
· Coloque um
pouco do líquido em um prato de louça branco e coloque duas colheres do IR, e
observe depois de alguns minutos se a cor da mistura muda;
· Resultado-
roxo para azul ou verde, indica alcalinidade. Se a cor muda do roxo para o
vermelho, indica acidez.
CONHECENDO A
VIDA DO SOLO
Um dos grandes desafios é provar para os agricultores da
existência benéfica da presença dos microorganismos do solo. Um teste de campo
que pode ser feito é utilizar água oxigenada 30 volumes (peróxido de oxigênio).
Coloca-se uma porção do solo (metade do copo) que se quer conhecer a
intensidade ou não de microorganismos presente naquele solo, depois se coloca
uma porção da água oxigenada, e verifica-se o efeito que acontece. No solo onde
a presença de vida é grande a reação da mistura é de aumento do volume com a
presença de bastante espuma, já em um solo muito pobre quase que não acontece
reação alguma. A grande presença de vida no solo demonstra que existe matéria
orgânica em decomposição e uma probabilidade deste solo ter bastante
fertilidade.
Primeiro passo |
Segundo passo |
Referência:
http://permaculturapedagogica.blogspot.com.br/2011/12/antonio-roberto-mendes-pereira-natureza.html
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