Analisando o solo sem laboratório - Aprendendo com a natureza
A natureza nos oferece muitas informações que podem nos ajudar a entender as diversas condições que o solo se apresenta, informações estas que basta unicamente ter sensibilidade, cautela, poder de comparação e observação de como a natureza se modifica ao longo do tempo.
As distâncias dos centros urbanos ou até mesmo a falta do conhecimento técnico impede do agricultor familiar ter acesso a laboratórios de solo. Esta população do campo precisa encontrar alternativas para resolver os problemas para muitas das situações que suas propriedades enfrentam cotidianamente. Muitas experiências foram criadas através de observações permanentes do comportamento da natureza. Nos sistemas permaculturais a paisagem natural deve nos inspirar para criarmos estratégias de sustentabilidade.
Um bom observador deve prestar atenção aos fatos mais corriqueiros do nosso dia a dia, este deve ser o primeiro comportamento que devemos ter diante do que se vê, e do que queremos entender. Os sistemas vivos são complexos, portanto precisamos perceber o máximo de conexões que podem estar acontecendo em uma única ação da natureza. Esta deve ser a primeira análise a se aprender fazer. Observar, observar, observar...
A observação pode ser realizada a olho nu ou com algum instrumento, por exemplo, uma lupa pode nos ajudar a ver detalhes que o nosso olho em muitas situações não conseguiria ver. Misturas de substâncias podem também nos indicar muitas informações pertinentes ao que queremos fazer.
A natureza tem resposta para tudo, ela já encontrou saídas para todas as necessidades dos seus elementos vivos que compõe cada ecossistema, para cada necessidade vários elementos são dotados de serviços que resolvem facilmente estas demandas. Logo todas as respostas estão na natureza e não nos laboratórios.
Aprender encontrar estas respostas é o que se quer. Muitas soluções detectadas para as necessidades tecnológicas estão sendo encontradas na natureza. A biomimética (imitação da vida) é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a natureza (e não sobre ela) e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência, a busca por estas ideias estão em ascensão no mundo atual.
Uns dos primeiros indicativos de causa e efeito de alguns problemas podem ser entendidos através da observação de vegetais através do seu surgimento e comportamento, vejamos alguns:
INDICATIVO DE SOLO ÁCIDO - Normalmente depois das chuvas se formam poças de água. E quando esta poça permanece durante muito tempo com a água turva, sem sedimentação da argila, está demonstrando que o solo é ácido. Se a argila sedimenta o solo não é acido.
Conhecendo O Ph Do Solo
Criar o indicador de repolho (IR)
Materiais necessários:
Repolho roxo
Liquidificador
Água destilada
Bacia e peneira
Pequeno vidro com tampa
Prato de louça branco
Encha a metade do copo do liquidificador com folhas de repolho, depois cubra com água destilada, em seguida bata bem e passe o suco de repolho na peneira descartando o bagaço, guarde este suco no vidro, faça um rótulo e guarde no refrigerador.
Testando a acidez e a alcalinidade do solo
· Pegue uma amostra de solo que se quer conhecer o ph;
· Coloque em uma vasilha e coloque o dobro do volume de água destilada e deixe descansar por 2 horas;
· Recolha parte da água;
· Coloque um pouco do líquido em um prato de louça branco e coloque duas colheres do IR, e observe depois de alguns minutos se a cor da mistura muda;
· Resultado- roxo para azul ou verde, indica alcalinidade. Se a cor muda do roxo para o vermelho, indica acidez.
CONHECENDO A VIDA DO SOLO
Um dos grandes desafios é provar para os agricultores da existência benéfica da presença dos microorganismos do solo. Um teste de campo que pode ser feito é utilizar água oxigenada 30 volumes (peróxido de oxigênio). Coloca-se uma porção do solo (metade do copo) que se quer conhecer a intensidade ou não de microorganismos presente naquele solo, depois se coloca uma porção da água oxigenada, e verifica-se o efeito que acontece. No solo onde a presença de vida é grande a reação da mistura é de aumento do volume com a presença de bastante espuma, já em um solo muito pobre quase que não acontece reação alguma. A grande presença de vida no solo demonstra que existe matéria orgânica em decomposição e uma probabilidade deste solo ter bastante fertilidade.
Primeiro passo |
Segundo passo |
Referência:
http://permaculturapedagogica.blogspot.com.br/2011/12/antonio-roberto-mendes-pereira-natureza.html
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