sábado, 7 de setembro de 2013

CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS (CTC) E BASES TROCÁVEIS


Princípio

A CTC do solo é definida como sendo a soma total dos cátions que o solo pode reter na superfície coloidal prontamente disponível à assimilação pelas plantas. Estes cátions adsorvidos são removidos por soluções salinas de amônio, cálcio, bário e soluções de ácidos diluídas e posteriormente determinadas por métodos volumétricos, de emissão ou absorção atômica.

Procedimento
Quatro técnicas de extração são descritas sucessivamente.

Método do KCl 1 mol L-1 Extração
· Pesar 7,5 g de solo, colocar em erlenmeyer de 250 mL e adicionar 150 mL de solução de KCl 1 mol L-1.
· Fechar com rolha de borracha e agitar com movimentos circulares, evitando molhar a rolha; repetir essa operação várias vezes ao dia.
· Depois da última agitação, desfazer o montículo que se forma na parte central do fundo do erlenmeyer e deixar em repouso durante uma noite.
· Pipetar para erlenmeyer de 200 mL duas alíquotas de 50,00 mL da parte sobrenadante da solução, para determinação do alumínio extraível, cálcio + magnésio e cálcio trocáveis.

Observação:
Foi preferido um único extrator para cálcio, magnésio e alumínio, a fim de tornar mais verdadeira a relação entre Al+++ e (S + Al+++), uma vez que a soma das bases é, na sua maior parte, composta de Ca++ e Mg++. A pequena solubilidade dos carbonatos alcalino-terrosos no KCl 1 mol L-1, possibilita seu emprego em solos com calcário.

Reagente
Solução de KCl 1 mol L-1 - pesar 74,6 g do sal, previamente seco em estufa, para cada litro de solução a ser preparada.


 Método do HCl 0,05 M

 Extração
· Pesar 10 g de solo, colocar em erlenmeyer de 200 mL e adicionar 100 mL da solução de ácido clorídrico 0,05 mol L-1.
· Fechar com rolha de borracha e agitar com movimentos circulares, evitando molhar a rolha; repetir esta operação várias vezes ao dia.
· Depois da última agitação, desfazer o montículo que se forma na parte central do fundo do erlenmeyer e deixar em repouso durante uma noite.
· Filtrar e, no filtrado, determinar o sódio e o potássio em fotômetro de chama, diretamente ou em alíquotas diluídas conforme os teores de Na+ e K+ existentes na amostra.

Reagente
Solução de HCl 0,05 mol L-1 - preparar por diluição a partir de produtos concentrados de ótima qualidade.


Método do acetato de cálcio a pH 7,0

 Extração
· Pesar 10 g de solo, colocar em erlenmeyer de 200 mL e juntar 150 mL de solução de acetato de cálcio pH 7,0.
· Fechar com rolha de borracha e agitar com movimentos circulares, evitando molhar a rolha; repetir esta operação várias vezes ao dia.
· Depois da última agitação, desfazer o montículo que fica na parte central do fundo do erlenmeyer e deixar em repouso durante uma noite.
· Utilizar o sobrenadante da solução para a determinação da acidez extraível (H++ Al+++).

Reagente
Solução de acetato de cálcio 1mol L-1 a pH 7,0 - pesar 80 g do sal para preparar 1 L de solução, dissolvendo em água. Aferir com o potenciômetro para pH 7,0 a 7,1, empregando ácido acético glacial ou hidróxido de cálcio.


Método do acetato de amônio a pH 7,0 Extração

· Pesar 12,5 g de solo, colocar em erlenmeyer de 250 mL e adicionar 125 mL da solução de acetato de amônio a pH 7,0.
· Fechar com rolha de borracha, agitar com movimentos circulares, evitando molhar a rolha e repetir essa operação várias vezes ao dia.
· Depois da última agitação, desfazer o montículo que se forma na parte central do erlenmeyer e deixar em repouso durante uma noite.
· Pipetar 100 mL do líquido sobrenadante e passar para depósito de plástico com tampa, de onde são tiradas as alíquotas para determinação dos íons trocáveis.

Observação:
O Na+ e o K+ são determinados pelo fotômetro de chama e o Ca++ e Mg++ pelo EDTA ou espectrometria de absorção atômica.

Reagentes
Solução de acetato de amônio 1 mol L-1 pH 7,0 - transferir 116 mL de ácido acético glacial para um bécher de 3 litros contendo aproximadamente 1.600 mL de água. Adicionar 140 mL de hidróxido de amônio concentrado, preferivelmente por meio de funil de haste longa que mergulha na solução, para evitar a evaporação do hidróxido de amônio.
Agitar e adicionar água até próximo dos 2 litros. Levar a solução para um potenciômetro e ajustar, adicionando ácido acético ou hidróxido de amônio, o pH até 7,0. Passar para um balão aferido de 2 litros e completar o volume.



Bibliografia:

EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro, 1979. 271p.
VETTORI, L. Métodos de análise do solo. Rio de Janeiro: Equipe de Pedologia e Fertilidade do Solo, 1969. 34 p. (Boletim Técnico, 7).

BLACK, C. A. (Ed.). Methods of soil analysis. Madison: American Society of Agronomy, 1965. 2 v. (Agronomy, 9).

DANTAS, M. S. de. Determinação dos cátions permutáveis em solos contendo sais solúveis. Recife: Instituto Agronômico do Nordeste, 1961. (IAN. Boletim Técnico, 15).
ESTADOS UNIDOS. Department of Agriculture. Soil Conservation Service. Soil Survey Laboratory Staff. Soil survey laboratory methods manual. Washington, 1992. (USDA. Soil Survey Investigation Report, 42).

JUO, A. S. R.; AYANLAJA, S. A.; OGUNWALE, J. A. An evaluation of cation exchange capacity measurements for soils in the tropics. Communications in Soil Science and Plant Analysis, New York, v. 7, p. 751-61, 1976.

JUO, A.S.R. Selected methods for soil and plant analysis. Ibadan: International Institute of Agriculture, 1978. 52 p. VERDADE, F. C. da. Influência da matériaorgânica na capacidade de troca de cátions do solo. Bragantia, Campinas, v. 15, p. 35-42, 1956.


Nenhum comentário:

Postar um comentário